Musica para os meus ouvidos

Friday, December 30, 2005

Grupo do Ano: The Arcade Fire

Pois é. Não notaram falta de nada na lista dos melhores do ano? A razão porque eu não escolhi “Funeral” para a lista dos melhores albuns do ano é muito simples...Já o havia escolhido na lista do ano passado (podem confirmar no meu blog antigo). Ouvi falar em Arcade fire à cerca de 15 meses atrás, através de uma crítica no site da Pitchfork, na minha opinião um dos mais crediveis. Era uma crítica incrível, muito poucas bandas haviam levado um 9,7 (na escala de 1 a 10). Fiquei no mínimo curioso, e resolvi partir para a descoberta deste album. Quando ouvi pelas primeiras vezes achei algo muito estranho. Não eram todos os dias que se ouvia uma banda de rock com uma miscelania tão grande de instrumentos. Piano, violino, violencelo, xilofone, acordeon, harpa... Os Arcade Fire eram uma banda excêntrica, até pelas vestes com que eles se apresentavam ao público isso se notava. Os seus elementos são donos de uma grande versatilidade chegando alguns a tocar 6 instrumentos diferentes em palco e em disco.
Levei 1 mês a “digerir” “Funeral”, mas passado esse tempo rendi-me ás evidências, estava ali algo de diferente... muito diferente.
Os Arcade Fire conquistaram-me e a parte da crítica ainda em 2004. Normalmente quando aparece algo tão bom acaba por romper o mainstream, e assim foi. Ao longo do ano de 2005 o mundo rendia-se aos The Arcade Fire, incluindo Portugal depois de um concerto fantástico em Paredes de Coura , estes eram outro dos pontos fortes desta banda, perfomances incriveis em palco, brincam, dançam, saltam, batem uns nos outros... Mesmo o público estranho a esta banda acaba por se render.
Mas os Arcade Fire são muito mais que isso, na minha modesta opinião “Funeral” é talvez o melhor disco até ao momento do século 21(ainda só vamos em 2005). É dificil avalia-los assim quando estamos a viver o momento de glória deles. Pode parecer exagero. Mas lembro-me de quando no príncipio dos anos 90 vivemos o “momento” do Nevermind nunca imaginavamos o que iria de facto saír dali. Acho que daqui a 4 anos, no dia 30 de Dezembro de 2009, se ainda por aqui andar, vou estar a eleger “Funeral” como o álbum da primeira década do século. Será?

1 Comments:

  • At 4:22 PM, Blogger hilikus_ said…

    arcade fire é no momento "a banda"! desde o EP que se suspeitava disso e com o album "funeral" tudo se confirmou. Tive o privilegio de os ver em paredes de coura e é algo pa recordar por muitos e muitos anos!! a ver vamos se o proximo album confirma a teoria do blogger e se se tornam na banda da decada!

     

Post a Comment

<< Home